terça-feira, 10 de julho de 2007

Roasted bell peppers

Adoro pimentões. Verde, vermelho, amarelo e laranja, eles enchem qualquer geladeira (e prato, por consequência) de cor e nutrientes. Já li em algum lugar que o melhor para a saúde é o vermelho, que é também o mais saboroso. Aqui até chamam-no de sweet pepper, de tão doce que chega a ser seu sabor. Mas sempre há aqueles que acham o gosto do pimentão cru um tanto forte, e para isso a solução é assá-los. A doçura intensifica-se, a textura suaviza-se, mas a cor vibrante mantém-se. E fazer seu próprio pimentão assado é tão fácil quanto metê-lo na brasa - pois é exatamente isso que se faz.

Agora que eu tenho uma churrasqueira - deixa eu me gabar só um tantinho -, posso fazê-los do jeito melhor, mas quem não têm uma pode fazer no forno ou até mesmo na chama do fogão (se o seu fogão for a gás). O passo-a-passo é o seguinte:


Corte o pimentão ao meio, tire as sementes e aquela parte branca de dentro, e coloque na brasa com a parte da pele para baixo. Se for no forno, parte da pele para cima. Deixe no fogo alto mesmo até a pele ficar beeem queimada, uns 15 a 20 minutos no mínimo - não se preocupe, a parte queimada sairá como passe de mágica.


Tire o pimentão do fogo e coloque numa vasilha, tampando-a bem tampada com papel filme. O calor do pimentão criará um vapor dentro da vasilha e a pele sairá facilmente depois de alguns minutos.


Et voilá! Quando o pimentão estiver frio o suficiente para manusear, a pele deverá sair fácil fácil. A carne macia e vermelhinha do pimentão pode ser fatiada em pedaços ou cubinhos se for ser usada imediatamente, ou ele pode ser guardado inteiro num frasco na geladeira por mais ou menos uma semana. Os usos são infinitos - eu coloco em pizza, no macarrão, no cuscuz, em sanduíches, na salada de frango ou até puro mesmo, temperado com azeite de oliva e vinagre balsâmico. Esse aí foi destinado para uma panzanella, mas isso já é assunto para outro post.

Nenhum comentário: