quarta-feira, 25 de julho de 2007

Salada de frango

Falando em almoço prático, essa salada de frango é o que como pelo menos três dias na semana (sem falar nas suas infinitas variações e usos).


Os ingredientes são (serve 4-6 pessoas, ou uma pessoa durante uma semana inteira):

- Um frango assado inteiro desfiado. Uso aquele frango pronto de supermercado (a famosa televisão de cachorro), o que facilita ainda mais a minha vida.
- Um pimentão vermelho assado e cortado em pedacinhos (neste da foto usei o laranja, mais prefiro o vermelho porque já tem a cor laranja da cenoura)
- Uma cenoura grande ralada, ou duas pequenas
- Meia cebola roxa em fatias bem finas
- Um punhado de salsinha picadinha
- Sal e pimenta do reino a gosto

Estes são os ingredientes básicos. Eu já fiz usando aipo e ficou bom, usando milho verde e ficou bom, usando palmito (acrescentado por último para não despedaçar) e ficou bom. Dá pra ver que é uma receita bem versátil, use o que gostar mais e na quantidade que quiser.

Para comer como salada, sirva com folhas de alface romaine (não sei o nome em português, mas acho que pode ser substituída por alface americana, ou qualquer alface mais crocantezinha), croutons e uma vinagrete básica (2x azeite de oliva, 1x vinagre de vinho tinto, sal, pimenta, tantinho de mel, tantinho de mostarda Dijon).

Mas o frango temperado, sem a alface, pode ser usado para uma infinidade de coisas além da salada: eu uso em sanduíches, coloco na tortilha com queijo e faço quesadilha, coloco no taco e faço tacos de frango, até num molho de macarrão cai bem. Agora diz, essa receita é coringa ou não é?

2 comentários:

Agdah disse...

"Cinema de línguas chinesas" é chique demais, tal qual a salada. Adorei.

Ludmila Carvalho disse...

hehehehhehe, Agdá, é mais um jeito "politicamente correto" de agrupar os cinemas da China, Taiwan e Hong kong, tão diferentes entre si, numa mesma categoria.