quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Fritatta de salmão defumado e orzo

Antes

Eu tinha umas fatias de salmão defumado na geladeira implorando para serem usadas. Queria fazer um quiche, mas a preguiça + vontade de comer algo mais leve me levaram a esta receita de fritatta, que é uma espécie de omelete de forno. De quebra, ainda usava o resto do orzo que eu tinha sobrando. O único problema é que a receita original era com frango cozido, mas como todos os ingredientes combinavam igualmente com salmão, achei que podia substituir sem problemas. Quando vi, tinha mudado quase tudo na receita original, o que me deu um certo orgulho pois acredito que a capacidade de adaptar receitas de outrem é digna dos mais habilidosos. No final, acredito que tenha ficado ainda melhor do que com o frango, mas quem sabe? Só tirando a dúvida numa próxima oportunidade.

Depois

Vou publicar a receita original com as adaptações feitas entre parêntesis, assim quem quiser pode seguir uma ou outra, ou ainda criar sua própria.

Ingredientes (serve 4):

3/4 xícara de massa orzo
6 ovos
1/3 xícara de ricotta fresca
1/4 xícara de creme fraiche (usei sour cream)
2 peitos de frango cozidos e cortados em cubinhos (usei salmão defumado, umas 5 fatias)
4 cebolinhas cortadas em pedacinhos
1/4 xícara de salsinha (usei manjericão)
1/3 xícara de pimentão vermelho assado (usei 1 tomate)
1 colher de chá de sal
pimenta do reino a gosto

Pré-aqueca o forno médio. Cozinhe o orzo em água fervente até ficar al dente, uns 8-10 minutos, depois escorra e passe água fria para interromper o cozimento. Numa vasilha, quebre os ovos e bata-os com a ricota e o sour cream até a mistura ficar homogênea, depois acrescente o orzo, o salmão defumado, o manjericão, a cebolinha, o tomate e o sal e a pimenta. Despeje a mistura num pirex raso e leve ao forno por 25 minutos. A fritatta vai crescer um pouquinho e ficar dourada em cima. Deixe esfriar um pouco e corte em fatias. Ela fica incrivelmente macia por dentro, mas um tanto enjoativa se servida pura (o ideal é servir com uma salada verde). Ou então sou apenas eu que não consigo comer muito ovo.

Nenhum comentário: