quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Hambúrguer


O hambúrguer tem uma péssima reputação (sobretudo graças às lanchonetes fast-food), mas ele não precisa necessariamente ser grande, gorduroso e artificial. Fazendo em casa é possível controlar a quantidade de sal, a gordura da carne, além de poder variar os temperos, queijos e acompanhamentos.

Eu não sou a maior fã das carnitas moídas, mas meu marido adora. Depois que ele descobriu como é fácil fazer um hambúrguer caseiro, e como o mesmo é zilhões de vezes mais gostoso e saudável do que a variedade fast-food (especialmente com a ajuda da churrasqueira), tem rolado "burger nights" com uma certa frequência aqui em casa. Aliás, depois que você fizer o seu próprio burger, não vai querer ir num McDo da vida nunca mais.

Cada vez ele experimenta ingredientes diferentes. Neste aí da foto ele usou carne moída magra, temperada com sal, pimenta, cominho e um pouco de farinha de rosca. Enquanto os hambúrgueres assavam na churrasqueira, cortou umas rodelas de cebola e fritou no óleo + molho shoyo até ficarem caramelizadas. Assou uma fatia de pancetta (bacon italiano) no forno até ficar crocante. Tudo bem, ele não está de dieta mesmo...

Quando os hambúrgueres estavam quase prontos, colocou uma fatia de queijo suíço por cima e colocou os pães na grelha também, só o tempo do queijo derreter e o pão esquentar. De resto, rodelas de tomate e alface e pronto. Eu posso não comer, mas aprovo 100% a idéia de fazer um hambúrger em casa.

Um comentário:

Agdah disse...

Só falta agora fazer o pão também.