domingo, 2 de setembro de 2007

I can't believe it's not meat

Eu sempre pensei que a idéia por trás do vegetarianismo era celebrar duas coisas: 1) o sabor dos vegetais por eles mesmos e 2) o fato de não gostar/ser contra comer carne de animais. Apesar de acreditar muito no princípio número 1, eu jamais poderia ser vegetariana por não seguir o número 2. Eu como muita carne branca e só evito comer carne vermelha pelo excesso de gordura, mas gosto do sabor e não tenho nada contra.

Mas, aparentemente, existem maneiras e maneiras de ser vegetariano, como comprova o restaurante tailandês Chu Chai. Eles são especialistas em fazer produtos de soja que têm cara de carne, forma de carne, cheiro de carne e textura de carne. É isso mesmo. No menu, nada de soja nem tofu, nada de legumes e verduras, mas sim uns tais de frango, carne, pato e até camarão "veggies".

Cheios de curiosidade, pedimos dois pratos que sempre costumamos comer no tailandês: camarão com curry e leite de coco e frango com molho agridoce. Os pratos são visualmente impressionantes. Os camarões têm o mesmo tamanho, formato e textura. Os pedaços de frango idem. E olha que ambos são feitos a partir da mesma base (soja), mas só depois de provar é que se nota a semelhança no gosto. O engraçado é que a "réplica" é tão fiel ao original que eu não quis provar o camarão (eu odeio camarão), mesmo sabendo que aquilo não era camarão!

Camarão de soja

Frango de soja

Vou confessar que, a princípio, não entendi muito bem qual era a desse restaurante. Se você é vegetariano por opção, não deveria estar mais preocupado com o sabor dos outros alimentos do que com uma imitação qualquer de carne? A minha ficha só caiu quando eu provei e vi que a comida estava simplesmente deliciosa. Ambos os molhos eram divinos, saborosos e a carne de mentira era tão boa que realmente não importava se estivesse escrito "proteína de soja", "frango vegetariano" ou "pedra".

Na realidade, o restaurante está mais preocupado em quebrar o preconceito dos carnívoros que acham que um prato precisa necessariamente de carne para ter sabor do que com os vegetarianos (que já sabem disso). Algo como "se 'proteína de soja' parece muito radical para você, que tal se a gente fizer um troço chamado 'carne vegetariana' e provar que isso pode ser tão ou mais gostoso que o real deal?" Ah, sem falar que mais saudável e ecologicamente correto. Touché!

2 comentários:

Agdah disse...

Eu creio que algumas pessoas precisam dar uma enganada para matar a saudade da "carne".

Fabrícia disse...

Adorei a dica desse Tai...estou totalmente tai ultimamente.
Bjcas.