terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Risotto de couve-flor com pangrattato


Pois bem, com metade daquela belezoca de couve-flor eu fiz este risotto maravilhoso. A receita original é do Jamie Oliver, mas ela já andou rodando o mundo pelos blogs de comer - mais uma prova de que as receitas mais rodadas são mesmo as melhores.

A receita pode ser facilmente encontrada aqui, ou aqui, ou no livro do Jamie Oliver (Jamie's Italy), de maneira que não vou repetir passo a passo. Mas vou reforçar as coisas mais geniais que achei sobre esse prato:Primeiro, o pangrattato promove um contraste de textura e um "kick" de sal e pimenta indispensáveis (experimente colocar mais à medida que for comendo o risotto).

Segundo, a couve-flor deixa o risotto, que já é um prato cremoso, mais cremoso ainda (e isso só pode ser bom). A técnica de deixar a couve-flor cozinhando no caldo e depois amassá-la com o garfo até incorporar no arroz é fantástica. Faz-se uso do que a verdura tem de melhor (sua consistência aveludada), sem mascarar demais o gosto. Depois de comer este prato ninguém terá a coragem de dizer que couve-flor não tem gosto de nada.

Servi com um Pinot Noir cujo rótulo fofíssimo me cativou na loja. Não é uma gracinha?

Um comentário:

Fabrícia disse...

Realmente é um prato fantástico...fiz faz muito tempo mas agora deu aquela vontade de repetir....sou risoteira...
Bjcas.