domingo, 3 de fevereiro de 2008

A vinagrete infalível

Quando minha sogra esteve aqui, ela comeu muita salada e disse ter ficado impressionada quando percebeu que estava gostando do que comia, e não só porque o médico mandou. Não que eu seja nenhuma mágica na cozinha, mas quem come salada de restaurante a quilo todos os dias, como ela faz, sabe valorizar quando a coisa é um pouco mais, digamos, tolerável. Sim, porque a maioria das saladas de buffet é intragável - aquela alface americana quase branca, aquelas rodelonas de cebola crua que ninguém merece morder (sem falar no bafo que aquilo deve dar), aquelas fatias de tomate verde, e aqueles molhos prontos, quando tem algum molho além da velha gangue azeite-vinagre-sal-pimenta (que são ótimos temperos, não me levem a mal, mas é meio difícil dosá-los adequadamente em plena fila e com uma mão equilibrando o prato). Eca! Isso já é ruim, e com um monte de comidas gostosas e lasanhas borbulhantes e carnes ali do ladinho, não tem santo que aguente.

Uma boa salada depende basicamente de dois fatores: qualidade dos ingredientes (e uma combinação harmoniosa) e um molho decente. Eu já falei umas mil vezes o quanto abomino molhos prontos, quando é tão melhor e mais fácil fazer uma vinagrete bacaninha na hora. E já que está na moda levar-o-seu-próprio-tudo, porque não levar sua própria vinagrete feita em casa para o restaurante a quilo? Dessa maneira, se você não pode controlar a variedade dos ingredientes, pode pelo menos controlar os temperos que vão neles. É bem verdade que você pode receber olhares desaprovadores ao retirar seu potinho de vinagrete da bolsa, mas e daí? Se você já está acostumada a levar seu próprio saco de lona ao mercado, vai tirar essa de letra. Então está lançada a campanha "leve sua própria vinagrete"!

Recentemente eu fiz uma vinagrete de alho assado com vinagre balsâmico que ficou sensacional. Você sabe que tem uma receita campeã nas mãos quando sobra um pouco da batata gratinada com queijo e molho branco, mas os convidados raspam o pratão de salada. O segredo está no uso do alho assado, que fica macio, molenga e doce como uma bala. Aliás, essa transformação do alho cru em assado é uma das mais impressionantes do mundo culinário, daquelas que faz você parar e pensar como esses ingredientes que a gente conhece e usa todo dia também têm seus mistérios.

Você vai precisar de:

- uma cabeça de alho assado
- 1/4 de xícara de vinagre balsâmico
- 3/4 de xícara de azeite de oliva
- 1/4 de xícara de água
- 1 colher de mostarda dijon
- 1 fio de mel
- suco de meio limão
- sal e pimenta do reino à gosto

Para assar o alho, corte a tampa da cabeça inteira, com casca e tudo. Coloque-a no centro de um quadradinho de papel alumínio. Tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite. Feche o pacotinho e asse no forno por uns 30-40 minutos, até o alho ficar molenga e caramelizado. Deixe esfriar. Você pode conservar o alho assado na geladeira por um tempão, no pacotinho mesmo ou espremendo o alho num vidrinho. Para fazer a vinagrete, é só misturar tudo no liquidificador, ajustando a quantidade dos ingredientes conforme seu gosto. Prove: se ficar muito denso, coloque mais água; se ficar muito doce, coloque mais suco de limão, e por aí vai. Esta vinagrete combina com praticamente todos os tipos de salada, e vai bem também sobre uma carne de porco assada, frango etc.

2 comentários:

Bracchi disse...

Pois é justamente esse alho o meu novo alvo, já comprei o alho e tudo, e, se tiver tempo, vou fazer amanhã. Eu acreditei nessa transformação do alho quando comi ele no DOM (a ida à esse restaurante é uma novela à parte, da qual de vez em quando cito algum capítulo), realmente docinho, uma delícia. Já ví até uns potes de barro de assar esse alho, quando estava procurando a receita na net!
Mas quanto ao levar o próprio vinagrete Não sei Não, porque eu não gosto muito de tempero de salada. Quer dizer, pode ser que os que comi até agora tenham sido meio ruins e com certeza vou testar esse aí depois que o alho sair.

Bracchi disse...

Lud, vim avisar que o blog saiu e está dando os primeiros passos!
O endereço aqui:
http://daspanelas.blogspot.com/

Ah, gostei da receita de cheescake que ví aqui no teu blog. Fiz uma uma vez, das rainhas do lar, mas não deu certo, a parte de cima ficou totalmente molenga (talvez eu tenha errado na gelatina) e meu próximo plano de sobremesa é tentar refazê-la, acho que vou tentar a tua.
Aliás, mais um comentário, acho o site do rainhas muito legal e tal, mas todas as receitas que tentei fazer de lá não sairam conforme o esperado.
Mais notícias e comentários ao longo do caminho. E vamos atualizando essa nossa experiência culinária São Paulo- Montreal.
Beijinho,
Dani