quinta-feira, 15 de maio de 2008

Fake Tandoori Chicken

Tandoor é o nome de um forno de argila onde são preparados muitos pratos tradicionais da cozinha indiana, especialmente o pão Naan e o frango tandoori, um dos meus preferidos. O frango é marinado em iogurte e temperos e depois assado neste forno especial, uma verdadeira delícia. Na semana passada o New York Times publicou uma receita de frango tandoori adaptada para o forno convencional - eu adorei a receita, mas tive que ser chata e chamá-la de fake tandoori, porque na minha opinião sem o forno especial não pode levar o nome tandoori e pronto. Dito isto, o fake tandoori ficou bem gostoso.

Fake Frango Tandoori
(Receita adaptada do New York Times)

Dois peitos de frango cortados em quatro filés
1 xícara de iogurte natural (sem sabor)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de alho picado ou ralado
1 colher de chá de paprica
1 colher de chá de semente de coentro em pó (ground coriander)
Suco de meio limão
Sal e pimenta à gosto

Faça um marinado misturando todos os ingredientes. Eu troquei a pimenta do reino por um pouquinho da harissa (pasta de pimenta) caseira que a Fabrícia me deu de presente. Coloque o marinado sobre os peitos de frango, cobrindo bem todos os lados, e deixe marinar por no mínimo dez minutos e no máximo uma hora na geladeira. O iogurte age como amaciante natural, mas como estamos usando peito de frango não precisa deixar muito tempo marinando, só para dar mais sabor mesmo. Depois coloque os peitos de frango numa assadeira forrada com papel alumínio e asse por cerca de vinte minutos, virando a carne na metade do processo. Se seu forno tem a função broiler imagino que o frango deva pegar ainda mais cor desta maneira, ou então na churrasqueira também deve ficar muito bom. Eu servi com espetinhos de vegetais grelhados e arroz basmati. As sobras do frango também fazem um belo sanduíche.

2 comentários:

Fabrícia disse...

Lud que delícia...adore a fusão indiana e tunisiana no preparo....a harissa é muito versátil. Saudades do Gaston...
Bjcas.

Martin disse...

Olá, eu queria saber se você conhece alguns churrasqueiros fazer esta refeição, porque eu tenho um evento e gostaria de contratá-los para fazer a comida. Obrigado