segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pizza no churrasco


Montréal possui um mistério que assombra os amantes de comida: com tantos imigrantes italianos, porque é tão difícil achar uma boa pizzaria nessa cidade? Enquanto os foodies debatem a fundo a questão e apresentam mil e uma teorias (não acredita? veja aqui), eu vou mesmo é me aprimorando na idéia de fazer minha própria pizza usando massa(*) e molho(**) caseiros.

Como domingo é o dia oficial de pizza aqui em casa, e como anda fazendo um calorzão brabo ultimamente, resolvi inovar e fazer a pizza na churrasqueira. O resultado, meus amigos, abalou Paris em chamas. A massa cresce mais do que no forno e no entanto continua super leve e crocante. Os queijos derretem em questão de segundos sob o calor direto do grill. E ainda tem aquele sabor característico do churrasco (mesmo na churrasqueira a gás), ou seja, é perfeito. O método é bastante fácil também, basta tomar cuidado com algumas coisas.

Primeiro, prepare tudo de antemão. Abra os discos de massa não muito finos, e de preferência faça pizzas individuais porque isso facilita o manuseio. Corte os ingredientes e deixe tudo separadinho. Aqueça a churrasqueira e pincele o grill com um pouco de azeite para a massa não grudar.

Depois, coloque os discos de massa puros sobre o grill e deixe tostar por uns cinco minutos. Se a massa inflar por dentro, faça furinhos com uma faca ou garfo. Quando ela estiver já meio douradinha de um lado, retire com o auxílio de uma espátula e coloque numa tábua ou assadeira com o lado tostado PARA CIMA.

Agora você espalha o molho de tomate, o queijo e os ingredientes de sua preferência por cima do lado tostado. Só não exagere na quantidade de ingredientes senão pode ficar impossível de colocar a pizza de volta na churrasqueira. Volte as pizzas para o grill usando a espátula, feche a tampa e deixe terminar de cozinhar, uns cinco minutinhos ou menos. Fique de olho para não queimar.

Para as pizzas de ontem à noite usei mozarella, gorgonzola, tomates cereja, orégano e umas fatias de prosciutto que só chegaram por último, quando a pizza já estava pronta. O resultado da pizza grelhada foi tão satisfatório que já está ameaçando deixar a nossa pizza stone na caixa durante todo o verão.

*A receita da minha massa caseira está aqui, com a ressalva de que hoje em dia uso duas xícaras de farinha de trigo branca e duas de farinha integral.

**O molho que faço para pizza não podia ser mais simples. Douro uma cebola e três dentes de alho num fio de azeite, junto uma lata de tomates pelados e deixo cozinhar por uns dez minutos. Às vezes coloco manjericão fresco, outras vezes coloco orégano seco, ou os dois. Quem gosta de molho apimentado pode colocar também uns flocos de pimenta seca. Depois bato tudo no processador et voilà. Você pode fazer este molho em grande quantidade e congelar o excesso.

3 comentários:

Fabrícia disse...

Eu quero...
Bjs.

Marcia disse...

Lud
Já havia feito a pizza na grelha, mas sobre uma base de pedra, assim direto, nunca. Vou experimentar assim que puder. Muito boa idéia.

Fernanda disse...

Olá Lud! Eu uso esse molho tb, aproveito sobras/pedaços de tomate, cebola e pimentao... sempre tem porcoes no congelador!