sexta-feira, 27 de junho de 2008

Rosbife grelhado com molho de pimenta


A idéia para este rosbife veio da revista Gourmet de junho, que sugeria grelhar na churrasqueira um roast beef, peça de carne que geralmente é assada no forno durante horas. Com essa idéia na cabeça passamos no mercado Atwater, onde existem açougues orgânicos maravilhosos e açougueiros muito prestativos. Expliquei para a moça o que eu queria e ela sugeriu uma peça chamada Boston, que não entendi muito bem se era filé mas segui fielmente seu conselho e trouxe um pedação do Boston pra casa.

A receita da revista era para ser feita numa churrasqueira a carvão, pois a carne é coberta numa crosta de pimenta do reino e defumada por uma hora e meia. Como a nossa churrasqueira é à gás, simplificamos e fizemos apenas a crosta de pimenta do reino moída na hora. Enquanto a carne grelhava lentamente em fogo baixo, fiz um molho com grãos de pimenta verde, mais uma vez simplificando a receita da revista.

Peguei uma latinha de grãos de pimenta verde, escorri e coloquei numa panela com meia xícara de vinho branco. Reduzi até o líquido quase evaporar, coloquei meia xícara de caldo de carne e reduzi de novo. Depois coloquei umas duas colheres de manteiga, mexendo até ela derreter e se incorporar ao molho, temperei com sal e terminei com um pouco de creme de leite, que eu acho que até nem precisava pois já estava muito bom.

Quase uma hora depois, a carne estava no ponto - medium rare, do jeito que eu gosto. Deixamos a carne descansar um pouco e servimos com o molho, a couve-flor gratinada e os aspargos já mencionados. Jantamos em meio a hums e ohs dos nossos convidados. Devo confessar que já fizemos muitos stakes e picanhas na nossa churrasqueira, mas nenhum ficou tão bom quanto esse rosbife. Simplesmente estupendo - e eu cada dia gosto mais dessa revista...

Nenhum comentário: