sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fondue na abóbora


Abóboras, abóboras, abóboras... o que fazer com tantas abóboras? Eu já tinha feito de tudo, sopa, purê, gratinado e suflê e as benditas continuam vindo, por todos os lados, de todas as cores, formatos e tamanhos. O destino da última abóbora da última cesta orgânica do ano (sim, já terminou a estação aqui no bloco de gelo) estava em aberto, mas eu sabia que teria que ser alguma coisa especial. Estava quase balançando para um repeteco do risotto de abóbora com açafrão, mas a edição de novembro da revista Gourmet trouxe a luz: fondue de queijo na abóbora.

Como eu havia feito com o risotto, este prato usa a abóbora como ingrediente e recipiente ao mesmo tempo, só que neste caso faz-se o fondue dentro da abóbora que vai ao forno para assar. Depois de pronta, come-se o queijo derretido com pão e - o toque de mestre - colheradas da carne da abóbora macia. Agora me diz: tem idéia mais genial, chique, deliciosa e outonal do que esta? Você tanto pode fazer numa abóbora grande e servir uma festa inteira quanto em abóboras pequenas individuais. Eu fiz uma abóbora média para duas pessoas e comemos até dizer chega.


Fondue de queijo na abóbora
(Receita levemente adaptada da revista Gourmet de Novembro/2008)

- Uma abóbora laranja média
- Meia xícara de queijo emmenthal
- Meia xícara de queijo gruyère
- Meia xícara de creme de leite
- Meia xícara de caldo de galinha
- Sal, pimenta e noz moscada à gosto
- Pão

Primeiro, abra a tampa da abóbora e retire os caroços e as fibras de dentro. Rale os queijos e misture-os. Em outra vasilha, misture o creme de leite ao caldo de galinha e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Forre o fundo da abóbora com pedacinhos de pão, coloque um pouco dos queijos e derrame a mistura de caldo e creme de leite por cima; repita a operação até chegar ao topo da abóbora.

Coloque a tampa da abóbora de volta (eu cobri com papel alumínio para não queimar), coloque a abóbora numa assadeira e asse em fogo médio-alto por uma hora e meia, ou até a carne da abóbora ficar macia e o queijo derretido. Cheque de vez em quando o queijo: se ele estiver muito grosso coloque mais caldo ou creme de leite, pois o ideal é que fique só um pouco mais grosso do que fondue tradicional.

Para servir, você pode tanto mergulhar o pão na abóbora, como um fondue tradicional, ou tirar colheradas do queijo e da carne da abóbora e colocar no prato. Hum, depois desta receita eu acho que vou precisar de mais abóboras...

4 comentários:

Flor de Sal disse...

Isso é o que eu chamo de ideia simplesmente GENIAL!

A Dona da Cozinha disse...

Ludmila,
arrasou !!
b-jocas,paula

Cininha disse...

Que ideia espectacular!!!pena as minhas aboboras serem gigantes, se não iria experimentar.
Bjs :-)

Luciana Macêdo disse...

Aqui em casa não precisa fazer frio para comer fondue, basta dar "na telha" (antiguinho isso,né?) e é noite de fondue. Esta idéia de fazer na abóbora é bem charmosa e original, gostei, então vai para a listinha.
Bjs!