sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sonoma valley

Apenas as montanhas e uma estrada separam os vales de Napa e Sonoma na Califórnia, mas parece que são dois mundos opostos. Enquanto em Napa paga-se caro por degustações, vê-se muita gente circulando em limusines e tapetes vermelhos forram os austeros salões das vinícolas, em Sonoma o esquema é muito mais casual e descontraído. A maioria das vinícolas não cobra pelas degustações (ou cobra um preço simbólico), que acontecem em salões decorados ou até no próprio depósito da vinícola, em meio aos barris de carvalho. Nem preciso dizer que me apaixonei por Sonoma, não é mesmo?


Visitamos três vinícolas interessantes: uma delas está mudando para a vinicultura orgânica e sustentável, na qual plantam-se também flores, frutas e verduras e cria-se até gado para fertilizar a terra de maneira natural. A segunda pertencia a um australiano, e via-se que toda sua família trabalhava junta na pequena e simpática vinícola. Na terceira, comandada por um mega-produtor musical, tivemos a sorte de ver os trabalhadores colhendo azeitonas das oliveiras que levam até a propriedade.


Como não somos grandes entendedores de vinho, Luiz e eu empregamos nossas melhores técnicas jornalísticas e entrevistamos os especialistas das vinícolas tentando tirar o máximo de informação possível nas degustações, sem medo de fazer perguntas bobas. É impressionante como um pouquinho de prática guiada por quem realmente entende do assunto ajuda. Até o meu olfato terrível deu uma melhorada e eu consegui finalmente concordar com o sujeito que me listava os aromas de baunilha, temperos e frutas silvestres no vinho.


Mas acho que o melhor mesmo dessas visitas à vinícolas foi a experiência de ver de perto todo o processo de produção de uma bebida tão complexa e cujo resultado final depende de tantos fatores, entre eles tempo, clima, mercado. É preciso ter muita paixão para mergulhar de cabeça neste universo, e paixão é o que não falta aos produtores e trabalhadores das vinícolas nas quais estivemos.

Um comentário:

Fernanda Abatepaulo Linhares Guimarães disse...

As fotos do teu blog são lindas!
E, as receitas, deliciosas....
Parabéns!