segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Anatomia de um arroz frito

Antes: o mise-en-place é fundamental

Depois: arroz frito thai fica pronto em minutos

Estou convencida de que arroz frito é o melhor prato para se aproveitar o que está sobrando na geladeira, pois qualquer combinação de legumes promete ficar no mínimo comível, e às vezes sensacional como este que eu fiz na semana passada. Os ingredientes apareceram na noite anterior, quando Luiz apareceu com a idéia do jantar na ponta da língua: salmão, aspargos e fatias de abacaxi grelhados com um molho cremoso de cogumelos.

O jantar foi ótimo, e o que sobrou eu já fui maquinando transformar num arroz frito de inspiração tailandesa para o meu almoço do dia seguinte. Ao elenco juntaram-se apenas restos de arroz (misturei arroz branco e arroz de açafrão que estavam na geladeira), alguns brotos de feijão, temperos e dois ovos batidos. Só faltou mesmo alguma erva fresca - manjericão tailandês seria o ideal, mas como no inverno não dá para plantar nada e eu sempre esqueço de comprar ervas no mercado, ficou sem.

O importante do arroz frito é fazer um mise-en-place bacana, porque depois que a panela está fumegando não há tempo de pensar na morte da bezerra, quem dirá cortar ingredientes. Então eu cortei os aspargos, os cogumelos crimini e duas faias de abacaxi em pedaços do mesmo tamanho, separei o arroz, bati os ovos com um fio de óleo de gergelim e medi uma colher de sopa de molho shoyo.

Coloquei a frigideira para esquentar com óleo vegetal (este é o único momento em que prefiro óleo vegetal ao invés de azeite de oliva, que não combina mesmo com sabores asiáticos) e, quando estava saindo fumaça, fui colocando os ingredientes na ordem de tempo de cozimento: primeiro os aspargos, depois os cogumelos e abacaxis, em seguida o arroz e por fim os ovos batidos.

No stir-fry tudo acontece muito rápido, e em menoz de cinco minutos os aspargos estavam cozidos e os ovos envolviam o arroz uniformemente. Depois temperei com o molho shoyo e servi com brotos de bambu e um pouquinho de amendoins torrados, porque é assim que fazem no restaurante thai que frequentamos. Ficou muito bom mesmo.

Um comentário:

Joaninha Bacana disse...

Oi,
Meu namorido ama esse prato, e eu nunca pensei em fazê-lo em casa. Ótima idéia!
E, nao sabia da dica de bater os ovos com um fio de óleo de gergelim. Vou experimentar :o)
Beijos,
e o cardápio da janta de vocês foi de babar no teclado :o)
Angie