quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sopa de frango e curry tailandês - take 1


Os ingredientes tailandeses andam cada vez mais populares aqui, e não somente nas lojinhas de produtos especializados. Hoje em dia em qualquer mercado encontra-se curry em pasta de todas as cores, pozinhos, misturas e molhos prontos para os mais preguiçosos, macarrão de arroz, leite de coco, molho de peixe e o escambau - esta marca traz tudo color-coordinated que é para o cozinheiro inexperiente não se atrapalhar e terminar comprando alguma coisa chinesa ou indiana (já pensou que vexame?)

Eu, que adoro comida thai, não poderia ficar de fora dessa onda e um belo dia me cerquei de ingredientes para fazer uma sopa de curry vermelho com frango e macarrão de arroz. Ficou muito gostosa, mas, como já estou careca de repetir neste blog, as comidas asiáticas que faço em casa sempre ficam aquém das suas versões "oficiais" nos restaurantes. Desta vez não era para menos, considerando que eu inventei a receita de cabeça e provavelmente fiz muita coisa errada, mas estou determinada a continuar tentando até conseguir um resultado autêntico.


Sopa de frango e curry tailandês - take 1

- Um peito de frango cortado em pedaços finos e não muito longos (eu espanquei o peito até ele ficar fininho)
- Um pacote de arroz de macarrão (rice noodles), que pode ser macarrão comum
- Uma lata de leite de coco (compro qualquer uma que tenha como ingredientes coco e água, nada mais)
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (novamente, compro qualquer uma que tenha como ingredientes amendoim, sal e no máximo açúcar)
- Um litro de caldo de galinha (usei caseiro)
- Duas cenouras fatiadas com o descascador de legumes
- Um punhado de vagens cortadas em pedaços
- Meia cebola fatiada em fatias finíssimas
- Um pedaço de gengibre ralado
- 2 colheres de chá de curry tailandês vermelho em pasta
- Um punhado generoso de broto de feijão
- Um punhado de amendoins sem sal assados no forno

Numa panela grande, coloque a cebola e o gengibre para dourar num fio de azeite ou óleo vegetal até a cebola ficar transparente, mas não dourada. Coloque os pedaços de frango e deixe dourar - não se preocupe em cozinhar o frango por completo agora, porque ele termina de cozinhar no caldo. Depois coloque o curry em pasta, as cenouras e vagens e deixe cozinhar alguns minutos mais.

Por fim, chacoalhe bem a lata de leite de coco, abra e coloque o líquido na panela junto com o caldo de galinha e a manteiga de amendoim. Deixe cozinhar por uns quinze minutos, depois coloque o macarrão e cozinhe por mais dez minutos, ou até o macarrão ficar pronto. Prove o caldo e tempere com sal (ou molho shoyo) e pimenta se achar necessário. Eu servi com broto de feijão e amendoins sem sal torrados.

3 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Oh delícia, adoro comida tailandesa! Normalmente eu uso o curry verde, mas vou experimentar com o vermelho e com a pasta de amendoim (que eu nunca usei!).
E você nao coloca capim-limao ou erva cidreira? Eu adoro o gostinho que fica :o) Ou nao combina com o curry vermelho?
Beijos,
Angie

Te disse...

Olá, tudo bem, olha só que legal, cheguei no seu blog procurando por tubinambós e aqui estou lendo sobre culinária tailandesa, que eu também gosto muito. Bom, já que vc está preocupada com a autenticidade do seu prato, ao invés de temperar com sal ou molho shoyo, talvez devesse usar "fish sauce" que vc encontra em qualquer lojinha asiática ou talvez até mesmo no supermercado. Abraços.

Raquel disse...

Cheguei por aqui procurando uma sopa para curar ressaca (risos) mas achei um blog maravilhoso - adoro receitas interessantes.

Já vou lhe acompanhar.

abraço,

Raquel