segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Kitchen Galerie


O Kitchen Galerie é um restaurante diferente: nele não trabalham garçons, mâitre d', faxineiros, bartenders, enfim, não há nenhum funcionário além dos dois chefs/donos Mathieu Cloutier e Jean-Philippe St-Denis (e três sous-chefs). Quando você chega lá, são eles que te recebem e te levam até sua mesa. São eles que explicam o menu, que muda todos os dias de acordo com os produtos disponíveis no mercado Jean Talon (aliás, não é raro encontrá-los zanzando pelo mercado, que fica pertinho dali). São eles que abrem o vinho, trazem a água e a comida. São eles que tiram a mesa e trazem a conta, e sim, são eles que passam o cartão de crédito na maquininha.

Esse conceito traz, na minha opinião, duas coisas novas na experiência de quem vai ao restaurante: primeiro, acaba com a imagem do chef como alguém distante e inatingível. Já fomos lá três vezes (duas delas com a Fabrícia e o Mohamed) e os chefs, muito simpáticos, nos tratam como amigos íntimos. Segundo, o fato de você estar sendo servido por alguém que não só entende daquilo mas que teve um papel direto na concepção e no preparo do que você está comendo faz você se sentir realmente especial. É como comer na casa de alguém que cozinha muito, mas muito bem.

Aliás, caseira é a palavra perfeita para definir a atmosfera do restaurante. Pequeno, com não mais do que doze mesas e a cozinha, que fica bem no meio, é aberta para todos verem. Também só se prepara um serviço por noite, o que significa que você não tem que sair para ceder sua mesa aos próximos clientes (nós, de fato, quase saímos com os chefs fechando as portas...). A decoração é simples e minimalista, com mesas de madeira sem toalha, cadeiras confortáveis, fotos em preto e branco e algumas panelas de cobre penduradas nas paredes. E a comida é simplesmente deliciosa.

Amouse-bouche: salada de batata com dill e gravlax de salmão.

Filé de cervo com batatas gratinadas e vagens francesas.

Carneiro cozido lentamente com fregola (uma massa pequenina).

O prato-assinatura do restaurante é este filézão da família Flintstones para dois com purê de batatas, legumes e molho de alecrim. Tudo servido no maior prato de louça que eu já vi.

Kitchen Galerie
60 rue Jean-Talon Est
Montréal, QC H2R 1S5, Canada
(514) 315-8994
Website: http://www.kitchengalerie.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lud! Esse lugar parece mesmo fantastico. Ta na minha listinha pra proxima viagem a Montreal.