quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cabane à sucre Pied de Cochon

Visitar uma cabane à sucre é uma tradição no Québec, principalmente nesta época, quando a seiva é retirada árvores de bordo para fazer o famoso xarope (maple syrup). As cabanas de madeira são montadas nos arredores da cidade e oferecem pratos rústidos, a maioria contendo o xarope de bordo, como sopa de ervilha amarela, feijão cozido com bacon e carnes de caça. Mas é claro que tem também muitas sobremesas feitas com o doce xarope, inclusive uma espécie de pirulito interativo que consiste na pessoa jogar o xarope na neve e esperar que ele endureça.

Eu já estava programando uma visita à uma dessas cabanas quando soube que ninguém menos que Martin Picard, o chef do famoso Pied de Cochon, havia comprado uma cabane à sucre que iria operar durante apenas um mês. Já haviámos estado no Pied de Cochon não faz muito tempo, mas uma oportunidade dessas a gente não pode perder, então juntamos a mesma turma e fizemos reservas.

O lugar:
O ambiente era rústico mas ao mesmo tempo descontraído, com mesas comunais e música animada.

Na cozinha, fogão à lenha que transforma seiva em xarope.

Coelhos e outras carnes penduradas atrás do bar.

Tanque com lagostas vivas. Aqui pode-se ter uma idéia bem clara da filosofia de Martin: não somente ele adora carne, mas ele tem um baita orgulho em oferecer um produto fresco e de qualidade. Dizem até que ele está criando porcos na propriedade.

Dei sorte e consegui roubar uma foto do Martin na cozinha!

A comida:

A cabane à sucre Pied de Cochon ofereceu uma verdadeira mistura dos pratos tradicionais quebequenses com a personalidade extravagante de Martin Picard: na tradicional sopa de ervilhas, por exemplo, tinha cubinhos de foie gras.

Omelete de peixe e carne defumada (único prato que não comi).

Codorna, coelho e galinha d'Angola com polenta e couve de bruxelas.

Feijões cozidos com xarope de bordo e bacon e pato duas maneiras: peito assado e coxas confit.

Teve até um sushi, nada tradicional, de lagosta e pato.

De sobremesa, o famoso "pirulito de bordo".

Bolo alaska: sorvete coberto com suspiros e ligeiramente assado.

Um comentário:

Joaninha Bacana disse...

Nao conhecia esses eventos! E, as fotos estao de babar, uau!!! Que delícia!
Bjs, Angie