segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Comida de verdade não tem propaganda na TV"


Desculpem-se se estou batendo na mesma tecla recentemente, mas é que este assunto me interessa bastante e sempre que vejo alguma novidade interessante penso em dividi-la aqui no blog. Michael Pollan, aquele mesmo dos livros Em Defesa da Comida e O Dilema do Onívoro, deu uma entrevista recentemente na qual ele comenta o fato da indústria pesada de alimentos estar se aproveitando das palavrinhas da moda - local, orgânico e natural - para suas novas campanhas de publicidade.

Pollan argumenta que transformar uma crítica numa campanha publicitária para vender mais produtos é uma estratégia velha - e muito esperta - da indústria de alimentos. Ah, quer dizer que o problema agora é o fato dos alimentos industrializados conterem frutose e outros ingredientes impronunciáveis? Então tome-lhe Refrigerante Natural, Chips de batata frita locais e Sorvete com cinco ingredientes! A mesma coisa aconteceu há algumas décadas, quando o governo americano começou a alertar para o perigo das gorduras saturadas e de uma hora para outra tudo no supermercado era fat-free.

Uma das características da indústria de alimentos é justamente essa habilidade de se moldar ao mercado: com alimentos produzidos em laboratório fica mais fácil colocar, tirar e substituir o que quer que seja o ingrediente da moda (veja o exemplo das margarinas que Pollan dá em Em Defesa da Comida). Diante disso, ele decidiu revisar as suas famosas regrinhas (só para lembrar: não coma o que tiver ingredientes que você não conhece, não compre o que sua avó não reconheceria como comida, não compre alimentos que prometam milagres para a saúde) e acrescentar: não compre comidas que tenham propagandas massivas.

"Noventa e quatro por cento do orçamento para comerciais de alimentos vão para a indústria de alimentos processados. Quer dizer, os fazendeiros de brócolis não têm dinheiro para propaganda. Comida de verdade não está sendo anunciada na TV, e isso é tudo o que você precisa saber", diz. Nessa mesma entrevista, Pollan ainda comenta sobre relação entre a gripe suína e a criação industrial de porcos e outros assuntos importantes. Leia na íntegra aqui (em inglês).

Nenhum comentário: