terça-feira, 5 de maio de 2009

Risotto de vinho tinto e beterraba

Eu adoro beterrabas, mas devo confessar que andava meio sem idéias de como aproveitá-las num prato composto. Sempre as como em saladas, mas não gosto quando o vermelho intenso mancha as folhas e os demais ingredientes transformando tudo - até o prato - numa imensidão cor-de-rosa. Por isso na maioria das vezes como a beterraba pura, crua ou assada, cortada fininha e temperada apenas com uma vinagrete simples e algum queijo forte (gorgonzola ou queijo de cabra).

Outro dia me deparei com uma receita de risotto com vinho tinto e me veio na hora a idéia de aproveitar o tema vermelho e usar as beterrabas também. Afinal, arroz é uma coisa que sempre se beneficia de uma corzinha, e achei que o doce da beterraba combinaria muito bem com a cremosidade do risotto. Adaptei minha própria receita e o resultado não poderia ter sido melhor tanto em cor quanto em sabor.

Antes de começar, porém, é preciso assar as beterrabas separadamente. Eu peguei três beterrabas grandes com casca e tudo, enrolei-as em papel alumínio e coloquei no forno médio-alto por aproximadamente 45 minutos, ou até elas ficarem macias. Para saber é só enfiar uma faca no interior de uma delas; se não oferecer muita resistência está cozida. Você pode fazer isso com dias de antecedência, pois as beterrabas assadas se conservam bem na geladeira. Uma vez frias e prontas para usar, basta retirar a casca, cortar em cubinhos e reservar.

O restante do preparo é como o de qualquer outro risotto, só que com vinho tinto no lugar do branco. Leve uma echalota ou cebola cortada fininha à panela com manteiga e azeite de oliva, depois junte o arroz arbóreo (uso pouco menos de uma xícara para duas pessoas) e deixe tostar um pouquinho. Depois junte uma xícara de vinho tinto da sua preferência e mexa o arroz até o líquido evaporar quase por completo. A esta altura o arroz ficará mais violeta do que vermelho.


Vá acrescentando, xícara por xícara, um litro de caldo de galinha que deverá ser aquecido numa panela ao lado, mexendo constantemente até que o líquido seja absorvido antes da próxima adição. Vá provando o arroz de tempos em tempos até que ele esteja al dente e bem cremoso. Antes da última adição de líquido, coloque os cubinhos de beterrada e veja a cor se transformar num vermelho intenso. Acerte o tempero e termine com uma generosa porção de pamesão ralado.

Um comentário:

Katy disse...

Que cor linda!
O meu caso é o contrário: não gosto de beterrabas e fico procurando um jeito diferente de experimentá-las pra ver se mudo de ideia... Vou tentar essa aí logo, logo. A foto encheu os olhos!