quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como assar um pimentão sem churrasqueira


Parece estranho, mas é assim mesmo

Para mim a melhor maneira de se cozinhar um pimentão sempre foi assando-o na churrasqueira até que a pele ficasse esturricada e por fim viesse a se separar facilmente da carne já macia, doce e levemente defumada. Agora que não tenho mais uma churrasqueira, precisei recorrer a métodos menos ortodoxos para assar pimentões.

Já tinha visto chefs assando pimentões e berinjelas diretamente na boca do fogão na TV antes, mas aquilo sempre havia me parecido errado ou perigoso. Mas com a prática aprendi que não é: basta usar uma pinça de cozinha com cuidado e tratar o fogão como se fosse uma churrasqueira.

Coloque o pimentão diretamente sobre a chama alta e deixe-o queimar uniformemente por todos os lados, girando-o de tempos em tempos com o auxílio de uma pinça de cozinha. Esse processo leva uns quinze minutos no máximo, mas não se assuste com cheiros nem cores de queimado. Quanto mais queimada estiver a pele do pimentão, mais facilmente ela sairá depois que ele tiver esfriado um pouco.

Para retirar a pele queimada, use as mãos ou raspe a superfície do pimentão delicadamente com uma faca (mas não se preocupe em tirar cada resquício), e use o seu pimentão assado como quiser. Eu usei o meu para fazer uma sopa de tomate bem quentinha e aproveitar as temperaturas amenas que tem feito ultimamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ludmila. Eu considero o forno a forma mais descomplicada porque nao carece de ficar assistindo o pimentao e pode-se fazer varios de uma vez so.
Eu coloco os meus pimentoes, inteiros ou cortados na metade, com o corte pra baixo, numa assadeira e deixo la numa temperatura alta por uns minutos. Se for inteiro basta virar uma vez, se for cortado nem precisa.
Depois de assados, coloco numa vasilha e cubro com papel filme. Quando ele esfria a casca vai soltando mais facilmente.

tássia disse...

Lud, eu uso essa técnica revolucinária para tirar pele de tomates

Issao Imamura disse...

Boa tarde!
Duas perguntinhas:
Qual o seu e-mail para contato?
Qual cidade você mora?

Aguardo!