quinta-feira, 2 de junho de 2011

Chocolate quente


Quem vive nos trópicos precisa agarrar com unhas e dentes as brevíssimas oportunidades que aparecem de tomar bebidas quentes - no meu caso, que estou evitando café, o desejo da vez foi o chocolate quente. Nada melhor para estes dias chuvosos e preguiçosos, nos quais tudo o que se deseja é uma poltrona bem confortável, um livro ou filme na tevê e, para os que apreciam, a companhia silenciosa de um felino admirando a janela. Se a vontade for muita, dá até para calçar uma meia.

Para este chocolate quente não segui nenhuma receita, apenas esquentei duas xícaras (para duas pessoas) de leite integral com quatro ou cinco colheres de café de chocolate em pó (o dos frades, ou qualquer outro com pouco ou nenhum açúcar), batendo bem com um fouet até dissolver e quase levantar fervura.


Para engrossar um pouco o líquido e - porque não - aumentar o volume do chocolate, juntei 50g de chocolate meio amargo picado, mexendo até derreter. Há quem precisará de um pouco de açúcar, mas eu gostei do jeito que ficou. Pena que não sobrou nenhuma madeleine da última fornada...

4 comentários:

A Dona da Cozinha disse...

Lud, é bem verdade! me agarro a unhas denes aos dias frios!! Adoro!
bjs,
Paula
p.s. Como vai a barriga?
:)

Cristiano disse...

Lud, copiamos seu chocolate quente aqui em casa (com cacau em pó de Ilhéus) e ficou ótimo! Obrigado pela dica :)

Ludmila Carvalho disse...

Paula, a barriga vai bem, cada dia maior, obrigada! Também adoro os dias frios, pena que são raríssimos. Beijos, Lud

Ludmila Carvalho disse...

Oi Cris, é verdade, vocês aí estão em temperaturas bem mais amenas. Aproveitem o friozinho, beijos,
Lud